Por que usar o bom humor na Segurança?
- Ayrton Brandão
- 26 de jun. de 2022
- 3 min de leitura

Por que você precisa investir em momentos descontraídos para falar de segurança?
Ideias engraçadas sobre segurança soam um tanto contraditórias. Segurança tende a ser um assunto sério. É difícil encontrar humor em um dedo cortado, uma mão esmagada ou uma séria lesão por alguém que simplesmente sofreu uma queda. Ou, claro, todos devem levar a sério as políticas e procedimentos de segurança. Mas adicionar uma “pitada” de bom humor ao falar sobre segurança no local de trabalho pode realmente ser benéfico para os trabalhadores e gestores de segurança.
O riso alivia o tédio e o estresse, ativa a criatividade e a colaboração, aumenta o bem-estar e consequentemente a produtividade. O humor pode ser positivo no local de trabalho, desde que seja de bom gosto e não utilize de metáforas ou analogias que ridicularize alguém ou fira a moral e ética.
Os profissionais do SESMT, RH, gerentes e a CIPA, estão constantemente enfatizando a importância da segurança no local de trabalho. Os trabalhadores ouvem repetidamente a mesma coisa e, mesmo que repetição possa ser mãe da retenção, em muitos casos, as pessoas inconscientemente se desligam. Não há nada mais perigoso em um local de trabalho industrial do que um trabalhador desengajado. Usar de ferramentas lúdicas como uma história divertida, ou momentos engraçados, faz com que as pessoas estejam mais abertas e receptivas a mensagem e tendem a se lembrar disso por mais tempo.
Um ângulo diferente
Em vez das velhas apresentações chatas, por que não preparar tópicos engraçados para reuniões, treinamentos e DDS ? Pesquisas mostram que o tempo de atenção humana está diminuindo, portanto, manter o interesse dos funcionários durante uma reunião pode ser um desafio. Por que não tentar um ângulo diferente? É importante falar sobre o lado sério da segurança, como regulamentos, estatísticas, fatalidades, lesões e acidentes de trabalho, mas, adicionar humor ajuda os funcionários a se relacionarem e se envolverem, o que geralmente é mais eficaz para transmitir a mensagem.
Aqui estão algumas ideias que podem ajudar a tornar as reuniões e diálogos de segurança mais eficazes e até mesmo agradáveis:
Use vídeos engraçados com trechos de filmes e desenhos animados que tenha uma mensagem por trás para ser debatido depois.
Conte uma história, uma piada ou divirta-se com seu grupo com uma charada que torne um desafio, enquanto transcorre a conversa.
Use dinâmicas de quebra-gelo ou desafios que envolva a participação do grupo.
Crie um jogo, estabeleça regras que sejam quebradas enquanto jogam. Use esse fator como próprio exemplo ao abordar a importância dos procedimentos na empresa.
Utilize-se de música, teatro, crie uma história dramatizada pelos próprios colaboradores para falar de algum assunto específico. Isso irá gerar muitos risos e tornará um momento propício para abordar a importância de valorizar a vida, cuidando da saúde e segurança.
Aqui citei alguns exemplos que já utilizei dentro das empresas, em minhas palestras e treinamentos. No entanto há muitas possibilidades que podem ser desenvolvidas e adaptadas. Mas pode ter certeza que, se você aplicar essas e outras atividades lúdicas em seus próximos discursos, irá envolver ainda mais os colaboradores na cultura de prevencionista e manter a segurança sempre em primeiro plano.
Mas agora conte para nós se você utiliza de alguma dessas dicas citadas, ou então, se há outras que utiliza no dia a dia.
Comente e diga como tem sido essa experiência!
Nos vemos no próximo conteúdo.

Comments