Gestão de VIDA para SER FELIZ
- Ayrton Brandão
- 22 de ago. de 2018
- 4 min de leitura

É possível estar feliz o tempo todo? Penso que sim pois Independente de amor ou dinheiro e bens materiais, a ciência sugere que ele está mais perto e mais fácil do que imaginamos. Segundo endocrinologistas e neurocientistas, podemos encontrar a felicidade a partir de quatro substâncias químicas naturais do corpo humano, neurotransmissores conhecidos como o “quarteto da felicidade”: endorfina, serotonina, dopamina e oxitocina. Cada uma dessas substâncias químicas, liberadas naturalmente pelo cérebro, exerce um trabalho específico e muito especial para o nosso organismo. Ela pode ser estimuladas através de atividades do cotidiano, das relações, dos ambientes que frequentamos e dos alimentos dos quais alimentamos.
A felicidade é um prêmio que se faz por merecer. A felicidade é um projeto. Você tem em suas mãos um terreno fértil que pode ser explorado de todas as formas. Você pode escolher semear macieiras ou apenas joio, o germe bom da boa cevada ou ervas daninhas e espinhos. Você pode escolher não semear nada e deixar esse terreno ao acaso do tempo. Sendo castigado pelas intempéries, sulcado pelos anos e sem vida. Então sendo assim podemos entender que a felicidade é uma escolha. Basta uma decisão a decisão de ser feliz.
Felicidade está muito aquém de sucesso profissional, financeiro, artístico ou outro que pode ser comprado com dinheiro ou negociado à base de troca. A felicidade é o único bem que nunca existirá moeda capaz de pagar tamanho preço pois é única. Cada um de nós tem sua maneira de ser feliz. O que me faz feliz pode não te fazer. O que te faz feliz pode não me importar. Então, temos que entender que nunca vamos encontrar felicidade plena enquanto estivermos sacrificando nosso estado de espirito para fazer alguém feliz. Talvez pareça um tanto egoísta dizer isso mas, nenhuma relação se mantém quando ambos não compartilham o mesmo estado emocional ou sentem confortáveis. Por isso, se quisermos fazer as pessoas em nossa volta feliz precisamos antes de mais nada, praticar essa tal felicidade. Praticar a felicidade? Sim, pois se ser feliz é uma escolha, um estado de espirito, eu posso sim pratica-la todos os dias. Basta saber o que me deixa feliz. Quais atividades alimenta meu espirito, minha alma, o que relaxa minha mente e revigora meu estado emocional e físico? O que preciso fazer para ser feliz? Basta apenas olhar em nossa volta pois as repostas já nos foram dadas basta usarmos dos filtros corretos e das lentes internas do nosso coração e torná-las mais claras. Precisamos ter claro nossa missão e propósito, pois sem isso, sem esse norte ficará muito difícil navegar por essas águas que as vezes se fazem calmas, em outras turbulentas.
Quão estarrecedor seria para um capitão de um navio sem uma mapa, uma bússola para poder guiar seu leme? E não é assim que nos encontramos muitas vezes em nossa vida? Sem saber exatamente as respostas para nossas angustias?
Estamos todos os dias, em todo momento decidindo alguma coisa. Temos as decisões do cotidiano e as decisões de médio a longo prazo. As vezes nos preocupamos tanto com as decisões de longo prazo que damos importância para as decisões de curto prazo, as rotineiras, essas do cotidiano. Qual caminho tomar, pra quem ligar, com quem conversar, o que comer, o que comprar, descansar agora ou sair pra caminhar, comer uma boa salada, uma tigela de frutas ou se empanturrar-se de chocolate ou guloseimas. Não nos damos conta mas as pequenas decisões são as que geram os grandes resultados. Pois se você tem um terreno para construir uma casa a decisão tomada foi ter a casa construída, esse foi sua grande decisão mas, o sucesso dessa obra vai depender de quais materiais, ferramentas e profissionais será empregado no dia a dia do trabalho. E tudo começa com uma planta e um ardiloso engenheiro para desenha-la. Com essa planta você poderá fazer seu planejamento, sem desperdício de dinheiro e tempo, aproveitando ao máximo seu terreno para que possa morar na casa dos sonhos. O engenheiro da sua vida é você. Você precisa ter clareza de seu propósito. Se você ainda não tem sua planta trate de desenhá-la o mais depressa possível. Quão triste é chegar no final e reconhecer que não era a obra que você sonhou pra sua vida. Lembre se do caracol que leva a casa nas costa. Literalmente ele leva seu abrigo por onde quer que ele vai. Ele precisa ter zelo, cuidado, carinho e respeitar o casulo que lhe foi presentado por Deus. Da mesma forma nos vemos dentro desse corpo que nos foi dado pelo criador. Precisamos passar a cuidar dele com muito apreço pois do contrário, se estruturarmos essa obra com materiais ruins um dia, a conta da manutenção chegará e não será barata. Não estou dizendo que dinheiro, bens materiais e riqueza não seja importantes. São sim mas, nada disso terá valia sem uma saúde vigorosa para desfrutar. Nenhuma mansão no mundo será tão confortável o bastante para abrira um corpo doente ou uma mente abalada, depressiva e ansiosa.
Então pegue um papel e um lápis vamos começar a desenhar esse futuro. E não esqueça de duas coisas; o amanhã se começa hoje e que a felicidade não está no fim e sim, na caminhada. Se essa for sua escolha, de hoje em diante ser feliz, passe a praticar. Você agora será autor de sua própria história e será protagonista de muitas aventuras. Você é o ator principal e vai viver verdadeiramente seu melhor PAPEL.
Ayrton Brandão
Palestrante e Coach
Trecho da palestra> Gestão de Vida
Kommentare